ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Escolher uma profissão é esboçar um projeto de vida, é se perguntar: “o que eu desejo para mim?”. Não é fácil fazer essa escolha, pois é preciso pensar...pensar e pensar muito!
Isso porque essa escolha não acontece de forma mágica, ou de um dia para o outro. Muitos fatores precisam ser levados em consideração, tais como:

• O jovem deve se conhecer – autoconhecimento (como tenho sido, meus valores, minhas habilidades...características pessoais).
  • Buscar informações sobre as profissões de seu interesse, saber o que pensam os profissionais de cada área e a tendência de mercado para cada profissão pesquisada.
  • Deve levar em consideração a questão do prazer e da realização pessoal, além da contribuição social.
  • Em hipótese alguma, deve sentir vergonha de estar em dúvida, o que é absolutamente normal nesta fase; ao contrário, é importante conversar com os pais, buscando a opinião da família, assim como professores e pessoas mais experientes.

Nós, do Colégio Politec, primeiramente incentivamos a buscar um projeto de vida, levando o aluno a um processo de reflexão que auxilie esse projeto. Desta forma, o jovem é sempre orientado a buscar seu campo de interesse, se autoconhecer e descobrir que ele é o sujeito ativo da escolha, pois acreditamos que cada indivíduo é único, assim como as suas capacidades que estão em construção permanente.
Sendo assim, o colégio proporciona informações sobre as profissões, os cursos e também promove visitas aos programas “Universidade aberta” para que o aluno possa interagir com os universitários, ouvir palestras específicas sobre a área de interesse e conhecer o campus.
Não damos ao jovem respostas prontas, mas o ajudamos a pensar, fazendo com que ele se envolva diretamente com o seu processo de escolha, assumindo a responsabilidade a respeito do seu projeto de vida, decidindo quem se pretende ser, o que se pretende fazer e que mundo gostaria de construir.
O colégio Politec sente-se completamente feliz ao perceber que tem contribuído com seus alunos, pois esses têm obtido excelentes resultados nos vestibulares mais concorridos, alcançando vitórias, realizando seus sonhos pessoais e profissionais e concretizando seus projetos de vida.